domingo, 17 de abril de 2011

O que são mídias e tecnologias

Pensando em tecnologia no seu no seu contexto mais amplo, como sendo todo artefato que se pode utilizar no dia-a-dia, resultado da cultura/criação humana, podemos dizer que utilizamos de muitas tecnologias o tempo todo, desde o momento em que acordamos, até mesmo durante o repouso noturno.
     A critério de simples análise do quanto vivemos as novas tecnologias em nosso cotidiano, podemos observar as nossas ações em um dia comum. Como exemplo, relatarei o meu dia de ontem: de início, acordei com o barulho do relógio despertador, acendi as luzes, olhei as horas no relógio, usei a escova de dentes, o chuveiro, os talheres na hora do almoço e  liguei a TV para assistir ao jornalismo. Usei da tecnologia quando recebi e  fiz uma ligação para um colega de trabalho. Quando auxiliei uma turma de alunos em pesquisas na Internet. Quando instalei o e liguei o aparelho de DVD para que os alunos assitissem à uma programação de Biologia. Posso dizer  também, que utilizei da tecnologia quando acessei este portal - Vivênciapedagógica - para registrar mais um post; já que tive de aplicar certos conhecimentos/técnicas/processos para tal. O que também são conceitos de tecnologia.
     A realização das diversas atividades do meu dia de ontem somente se tornou possível, graças a um complexo sistema de comunicação, que são as mídias. Tais como o áudio, o vídeo, a ilustração, a animação, textos e hipertextos.
     Quanto às novas mídias interativas, atulmente exercem grande influência em nossas vidas, pois, sem elas, tornou-se quase impossível a realização de tarefas diárias, o que tem influenciado o nosso modo de vida através de novas e necessárias formas de se comunicar.
     Podemos dizer que as novas mídias são os computadores multimídia, CD - ROMS, discos laser, banco de dados portáteis, redes de videotextos, telefones e satélites de transmissão direta de televisão, entre outros.
     Assim, podemos afirmar que vivemos a tecnologia e as novas mídias em nossas atividades diárias, e que estas se tornaram necessárias no mundo atual.
            
 Valdeni Francisco de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário