quinta-feira, 14 de abril de 2011


O Brasil de Hoje

A realidade brasileira deixa claro que nosso país é palco de grandes contradições sociais, culturais e econômicas. A origem disso pode ser procurada, e provavelmente será encontrada, na exploração do Brasil pelas grandes potencias que contavam com o apoio de nossa elite e com a falta de voz ativa dos monos favorecidos.
Podemos perceber tais contradições quando observamos o alto índice de desemprego e o grau de escolaridade baixo dos cidadãos. Todos esses fatores têm ligações diretas com a má distribuição de renda e a desigualdade entre os grupos sociais. Essa situação é reflexo das políticas públicas desenvolvidas no país desde a sua “apropriação” pela elite portuguesa. Pois sabemos que o principal objetivo dos mesmos era simplesmente enriquecer de forma injusta.
Refletindo sobre todo esse processo histórico do nosso país, devemos repensar a real importância em se comemorar o dia 7 de setembro como sendo o dia da nossa independência. Pois de certa forma não somos independentes, tendo em vista que são as grandes potencias que tomam as principais decisões em relação ao futuro dos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.
Diante de todas essas contradições, de todas essas injustiças, os brasileiros precisam perguntar qual é, de fato, o significado do dia 7 de setembro para o nosso país.

Autor: Ademar Ferreira Miranda Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário