quinta-feira, 14 de abril de 2011


Meio Ambiente

Existem dezessete países no mundo que reúnem em seu território 70% de toda a biodiversidade global. Nenhum deles, porém, chega perto do Brasil, que abriga aproximadamente 20% de todas as espécies animais do planeta. Na floresta amazônica está boa parte da riqueza natural do país: são 5,5 milhões de quilômetros quadrados com um terço de todas as espécies vivas do planeta. Mas até quando?
Todos esses números acabam por atrair a atenção de pessoas e corporações com interesses duvidosos, que impõem o desejo de lucro acima de qualquer outra consideração de ordem ética, promovendo um desmatamento sem limites e acelerando a extinção de diversas espécies animais.
O comercio ilegal de aves tem se intensificado, o que revela tanto um certo descanso das autoridades como a cumplicidade de uma parte da população que, ao comprar uma dessas aves em uma loja, terá contribuído com a matança de outra 99 da mesma espécie. Isto é sério.
Diante dos dados expostos, devemos repensar o nosso comprometimento com as questões ambientais. Pois, como formadores de opiniões temos o dever de desenvolver um trabalho de conscientização entre nossos educandos. Devemos fazê-los compreender que o meio ambiente é um grande sistema interdependente, onde não podemos desintegrá-los, pois corremos o risco de sermos nós as grandes vítimas dessa desestruturação ambiental.

Autor: Ademar Ferreira Miranda Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário