quinta-feira, 2 de agosto de 2012

APOSTILA JORNAL IMPRESSO

Gerência de Formação
em Tecnologia Educacional/TV Escola
Ademar Ferreira Miranda Filho
Essa apostila ensinará a criar o Jornal Impresso.
Primeiramente vamos abrir o Editor de texto, Ir em Menu Iniciar/Ferramenta de Produtividade/Editor de Texto Writer ou processador de Texto Writer.
Quando ele abrir salve-o logo.
Menu Arquivo/Salvar como, abrirá uma janela de salvamento, na parte superior;
/Home/aluno/documento, se sua pasta estiver no Desktop salve seu documento lá, se for salvar seu documento na pasta documentos deixe como está.
Dica para salvar seu documento no Desktop: Menu Arquivo/Salvar como, abrirá uma janela de salvamento, na parte superior;
/Home/aluno/documento, na mesma linha onde esta escrita no final existe três ícones, no primeiro da esquerda pra direita, clique uma vez e ficara assim:
/home/aluno, clique duas vezes em desktop, procure sua pasta e clique duas vezes.
Em nome do arquivo digite o tema;
Em tipo do arquivo escolha a opção Microsoft Word 97/2000/XP (doc.).
E Clique em Salvar. Pronto seu documento já esta salvo na sua pasta.
Após salvar seu documento, insira um Cabeçalho, clique no Menu inserir com o botão esquerdo do mouse, clique em Cabeçalho/Padrão.
Digite o tema desejado, aperte duas vezes a tecla Enter, e digite a data do dia.
Clique abaixo, onde você digitará o texto, clique no Menu Formatar/Página, escolha a opção Colunas, em colunas clique no último quadrado, na opção Espaçamento ao lado coloque 0,20cm, e clique em OK.
Para inserir uma auto forma ao seu editor de texto, ir em Exibir/Barra de Ferramentas/Desenho.
Ao lado da autoforma clique na seta, escolha uma opção, o cursor ficará em forma
 
de cruz, clique com o botão
esquerdo do Mouse, segure e
araste até fica no tamanho desejado.
Para digitar um texto a autoforma, clique duas vezes em cima da autoforma.
Para formatar a autoforma, em cima da autoforma com o botão direito do mouse, clique em área use todas as formatações disponíveis.
1º Área: escolha a cor da autoforma, use a barra de rolagem para escolher mais cores;
2º Sombra: clique em "utilizar sombra" em posições escolha onde quer colocar a sombra, em "distância" escolha o tamanho da sombra, em "cor" escolha a cor da sombra;
3º Transparência: clique em transparência ou em gradiente;
4º Gradiente: Em "De" escolha a cor superior da sua autoforma, em "Para" escolha a cor de baixo, e clique em OK para finalizar.
Para inserir uma imagem no Jornal Impresso, abra o Navegador Web, na barra de endereço digite www.google.com , clique em Imagem na barra de pesquisa do Google digite o tema referido aperte Enter, ou em pesquisar.
Para copiar a imagem: clique na imagem com o botão direito do mouse, clique em copiar, vá ao editor de texto e clique com o botão direito do mouse, clique em colar.
Para expandir a imagem clique em cima da imagem com o botão esquerdo do mouse, aparecerão uns pontos nas bordas da imagem, coloque o cursor no canto e aparecerá uma seta indicando para a esquerda a para a direita, clique e arraste.
Para inserir um conteúdo da internet: abra o Navegador Web, na barra de endereço digite www.google.com , clique em Pesquisar na barra de pesquisa do Google digite o tema referido aperte Enter, ou em pesquisar, clique no inicio do texto com o botão esquerdo do mouse segure e arraste, clique em cima do texto com o botão direito do mouse, em copiar, ir no editor de texto do jornal impresso, clique com o botão direito do mouse, onde você irá inserir o texto e clique em colar.
OBS: Para você usar a coluna na direita, aperte Enter até o curso ir para o final da coluna da direita;
Para inserir um link: Digite uma palavra chave, selecione a palavra que deseja fazer o link;
Ir em Inserir/hyperlink, abrirá uma janela

Nenhum comentário:

Postar um comentário