segunda-feira, 28 de maio de 2012

GERÊNCIA DE FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL

TV ESCOLA


Ademar Ferreira Miranda Filho





COMO TRABALHAR COM MAPA CONCEITUAL – CMAP TOOL



1º Click com o botão esquerdo do mouse no menu iniciar, ir em todos os programas/IHCM Cmap Tool e clique com o botão esquerdo para abrir o programa.          

2º passo: Aparecerá a interface do Cmap Tool. Ir em Arquivo/ Novo Cmap Tool, tecla de atalho Ctrl + N.

 Aparecerá está janela.
 
3º Clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse na área branca.


4º passo: No centro da interface existe um ícone que tem duas setas, uma para a esquerda, outra para a direita. Clique nas setas e arraste proporcionando uma distância linear aceitável.

5º passo: O próprio programa criará autoformas, setas e local onde será digitalizado o assunto.

6º passo: Você pode inserir quantas autoformas desejar, vai depender de seu projeto e sua criatividade.

7º passo: Clique duas vezes dentro da autoforma digite o tema desejado, para formatar o tema, clique segure e arraste para selecionar, use a caixa de formatação que está ao lado direito da tela, utiliza todas as opções desejadas.

8º passo: Use também as opções Fonte, Objeto, Linha.

 
9º passo: Antes de montar seu mapa crie um esquema para desenvolver o seu projeto.


10º passo: Vamos salvar seu projeto: Ir em Arquivo/Salvar mapa conceitual como.


11º passo: Em nome: digite o nome do seu projeto, em Palavras-chave: Insira palavras-chaves, e clique em salvar.


12º passo: Vamos salvar como Imagem: Ir em arquivo/ExportCmap As/Image File.


13º passo: Escolha onde deseja salvar, em File Name: Insira o Nome do Projeto, e clique em Save. Pronto seu projeto já esta salvo como Imagem.

Dessa maneira você pode usa-lo no Data Show, inserir no Editor de Texto, em  Slide, ou Planilha.




Boa Vista –RR, 23 de maio de 2012.

APOSTILA WEBQUEST

Gerência de Formação em Tecnologia Educacional/TV Escola

Ademar Ferreira Miranda Filho

WEBQUEST
Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos.
A webquest sempre parte de um tema (o Egito Antigo, por exemplo) e propõe uma Tarefa, que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor.
Essas fontes (também chamadas de recursos) podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web.
É comum que a Tarefa exija dos alunos a representação de papéis (faraó, arquiteto, escravo), para promover o contraste de pontos de vista ou a união de esforços em torno de um objetivo.
Bernie Dodge divide a webquest em dois tipos, ligados à duração do projeto e à dimensão de aprendizagem envolvida:
Webquest curta - leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e tem como objetivo a aquisição e integração de conhecimentos.
Webquest longa - leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos, em sala de aula, e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.
 
 
 Introdução
 A Introdução é um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar.
Se a WQ tem um cenário ou pede representação de papéis ("Você é um detetive tentando descobrir um poeta misterioso"), isso deve ser mencionado na Introdução.
 
 
 Tarefa
 
 
A Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (um determinado software, por exemplo).
Exemplos de Tarefas:
Resolver um problema;
Solucionar um mistério;
Formular e defender uma opinião;
Analisar uma problemática;
Colocar em palavras uma descoberta pessoal;
Elaborar um resumo;
Inventar uma mensagem persuasiva;
Redigir um relato jornalístico, ou qualquer coisa que exija dos aprendizes processar e transformar as informações coletadas.
 
 
 Processo
 
 
O Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor.
Exemplo:
Primeiro, formem grupos de três alunos.
Em seguida, decidam o papel que cada um vai representar.
...e assim por diante.
Na seção Processo, também cabe sugerir de que forma os alunos deverão organizar as informações que serão reunidas: usando fluxogramas, mapas mentais, mapa conceitual, checklists etc.
 
 
 Fontes de informação
 
 
As fontes de informação (também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa.
As fontes de informação costumam ser parte integrante da seção Processo, mas também podem constituir uma seção separada.
 
 
Avaliação
 
 
Na seção Avaliação, o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva.
O gabarito de avaliação abaixo pode ser usado pelo professor para montar essa seção. O que aparece na tabela são instruções do que o professor deve escrever em cada coluna:
 
 
 Conclusão
 
 
A Conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos.
A conclusão é também o espaço para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto, através de questões retóricas e links adicionais.
 
 
 Créditos
 
 
A seção de Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na webquest: imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web.
Se as fontes são sites ou páginas Web, colocam-se os links. Quando os materiais são físicos, colocam-se as referências bibliográficas.
Créditos é também o espaço dos agradecimentos a pessoas ou instituições que de algum modo tenham colaborado na elaboração da webquest.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

JORNAL ONLINE

 JORNAL ONLINE

 

1º JORNAL ONLINE                                                        Boa Vista - RR, 25 de maio de 2012.

Tecnologia

 

Educação

 












 Resumo da Educação no Brasil

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Jornal Online

 


 

Jornal Online

I Jornal Online,                                        Boa Vista - RR, 23 de maio de 2012.





















terça-feira, 22 de maio de 2012

JORNAL ONLINE

1º Jornal Impresso,                                      Boa Vista – RR, 22 de maio de 2012.
Boas Vindas 

Entrevista













VÍDEOS RELACIONADOS A INFORMÁTICA

























SEJA BEM VINDO AO NOSSO JORNAL ONLINE

"INTERNET ESTÁ FORA DE CONTROLE", AFIRMA CRIADOR DA REDE

Hoje, o uso da internet não é passível de controle e é impossível manter a privacidade depois que alguém coloca informações na rede -- uma vez lá, ela nunca mais sai, por mais que o internauta insista em apagá-la. O diagnóstico é de ninguém menos que Vinton Cerf, 63, o vice-presidente do Google, que também ostenta o estranho cargo de Diretor Evangelista da empresa, e é conhecido como pai da internet.
"Os jovens são muito abertos à idéia de dividir suas informações on-line", disse Cerf em entrevista ao G1. "Conforme eles forem ficando mais velhos, podem se arrepender de ter colocado algumas informações e seus pensamentos jovens na internet. E esses dados podem nunca mais desaparecer, mesmo se forem retirados dos sites originais.” 

Assista o vídeo Tecnologia na escola





Tecnologias na Educação: estamos preparados?

Educação no Brasil, vale a pena?


APRENDENDO MATEMÁTICA COM JOGOS! 


O professor tem um papel muito importante neste novo cenário. Além de ser muitas vezes um modelo para seu aluno, o professor tem um contato direto na formação do mesmo. Portanto, tem uma responsabilidade que se compara com poucos. Mas é importante que tenha consciência da necessidade de sua adequação a esta nova realidade, para que possa aumentar a sua proximidade com os educandos.

Utilizar ou não os meios tecnológicos como apoio pedagógico, não é mais passível de discussão, mas a sua forma de utilização com certeza sempre o será. O professor precisa se atualizar, sob pena de ser atropelado pelo tempo e pelas novas tecnologias, que, na verdade, jamais superarão o mestre, a relação professor-aluno, gerando então um verdadeiro vazio, um precipício que já estamos vivenciando na falta de referências e valores dos jovens online.

Mas o que o professor tem a ver com as questões legais da tecnologia?

A questão legal tem a ver com qualquer cidadão que faça uso das tecnologias, não apenas do professor, do aluno ou do gestor, mas sim do indivíduo enquanto membro da sociedade. Mas o professor, não pode esquecer de seu compromisso com a educação. Portanto, tem o dever de estar atento à nossa legislação e orientar a seus alunos para que percorram o caminho certo nesta jornada, tirando uma dúvida em sala de aula sobre infração de direito autoral, sobre uso de imagem, sobre privacidade, sobre spam, sobre o limite entre a brincadeira, a piada e a difamação em dimensão global, pois é isso que a Internet representa.

O que o professor pode fazer?

O professor pode e deve estar atento às novidades tecnológicas bem como aos riscos e novos meios de fraude e atos ilícitos. Desta forma terá conhecimento suficiente para abordar tais questões em sala de aula.

Veja abaixo algumas dicas:

* Leve a questão à direção da instituição;

* Pense em estratégias que abordem as questões legais dentro de conteúdos já programados;

* Explique para seus alunos o que são direitos autorais;

* Ensine-os a fazer uso de referência em suas situações;

* Mostre a Lei de Direitos Autorais;

* Mostre o Código Penal e a existência de algumas tipificações como o crime de infração de direito autoral, e outros, comuns como calúnia, injúria e difamação.

Os pais devem estar atentos aos passos de seus filhos, sendo responsáveis legais por estes, por ação e por omissão, por culpa na vigília, por mais analógico que sejam.
É muito comum escutarmos de pais que não querem invadir a privacidade dos filhos. Mas precisamos distinguir orientação com invasão. É preciso que os pais acompanhem a vida de seus filhos e se preocupem com sua identidade digital, bem como suas ações no campo virtual, pois os efeitos serão sempre bem reais. Lembre-se, embora tenha sido criado na era analógica, isto não o eximirá de responsabilidade por não saber o que seu filho estava fazendo no computador!

O que os pais devem fazer? Os pais devem acompanhar o avanço tecnológico com atenção especial aos riscos existentes, procurando, por exemplo, saber o que é um Orkut e como ele funciona, buscando notícias, compartilhando estas informações com seus filhos. Ler os Termos de Uso dos Serviços Online é essencial, até para apontar para os filhos o que há em seu conteúdo, já que muitas vezes estes dão OK ser ler, sem saber o que estão assumindo, se obrigando. É fundamental saber quais comunidades seu filho está associado e qual sua participação dentro dela.

Além disso, os pais devem deixar claro para seus filhos o que é crime eletrônico e suas consequências, ou seja, o que na rede pode ser considerado como crime. Esta abordagem deve buscar gerar uma reflexão sobre o que é certo e o que é errado. O que é perigoso, o que é uma simples brincadeira e o que pode virar ação judicial.

A tecnologia que aproxima também é a que distancia. Assim como tem muitos pais e filhos que hoje conseguem se relacionar melhor, falando por e-mail, também há aqueles que não conversam nunca, pois o filho está sempre falando com amigos no comunicador instantâneo, nas comunidades, e não se interessa mais nas conversas de família a mesa, na hora das refeições, que é como se fazia antigamente. Se estes pais não puderem fazer parte dos amigos virtuais do filho, dos favoritos, então eles estão excluídos.

O diálogo é a peça-chave no quebra-cabeça da era da informação. Os pais devem ser uma fonte de informação para seus filhos digitais, e não apenas o Google (exemplo de buscador da internet). Por isso, este tema deve também ser debatido com a escola, com os professores e com a direção. Uma atuação integrada com certeza contribuirá para uma sociedade muito melhor.

Os Nativos Digitais sabem mesmo de tudo?


Veja a seguir o artigo publicado pela Educadora e diretora pedagógica do Instituto Paramitas, Mary Grace Andrioli, em colaboração com o Blog da Editora Ática, "Eu Amo Educar".

Nos últimos tempos, alguns palestrantes e articulistas que tenho acompanhado costumam abordar o termo “nativos X imigrantes digitais”, muitos deles inspirados em Prensky, autor do livro “Digital Natives, Digital Immigrants”. De acordo com essa visão, a geração mais jovem acaba demonstrando mais facilidade e interesse no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), justamente pelo fato de ter nascido neste mundo tecnológico e por ter desde cedo acesso a estes recursos.

Continue lendo em http://www.institutoparamitas.org.br/noticia1.php?id=470

Apostila Jornal Online

Essa apostila ensinará a criar o Jornal Online.



Ø  Primeiramente vamos abrir o Editor de texto, Ir em Menu Iniciar/Ferramenta de Produtividade/Editor de Texto Writer ou processador de Texto Writer.

Ø  Quando ele abrir salve-o logo.

Ø  Menu Arquivo/Salvar como, abrirá uma janela de salvamento, na parte superior;

Ø  /Home/aluno/documento, se sua pasta estiver no Desktop salve seu documento lá, se for salvar seu documento na pasta documentos deixe como está.

Ø  Dica para salvar seu documento no Desktop: Menu Arquivo/Salvar como, abrirá uma janela de salvamento, na parte superior;

Ø  /Home/aluno/documento, na mesma linha onde esta escrita no final existe três ícones, no primeiro da esquerda pra direita, clique uma vez e ficara assim:

Ø  /home/aluno, clique duas vezes em desktop, procure sua pasta e clique duas vezes.

Ø  Em nome do arquivo digite o tema;

Ø  Em tipo do arquivo escolha a opção Microsoft Word 97/2000/XP (doc.).

Ø  E Clique em Salvar. Pronto seu documento já esta salvo na sua pasta.

Ø  Após salvar seu documento, insira um Cabeçalho, clique no Menu inserir com o botão esquerdo do mouse, clique em Cabeçalho/Padrão.

Ø  Digite o tema desejado, aperte duas vezes a tecla Enter, e digite a data do dia.

Ø  Clique abaixo, onde você digitará o texto, clique no Menu Formatar/Página, escolha a opção Colunas, em colunas clique no último quadrado, na opção Espaçamento ao lado coloque 0,20cm, e clique em OK.

Ø  Para inserir uma auto forma ao seu editor de texto, ir em Exibir/Barra de Ferramentas/Desenho.

Ø  Ao lado da autoforma clique na seta, escolha uma opção, o cursor ficará em forma de cruz, clique com o botão esquerdo do Mouse, segure e araste até fica no tamanho desejado.

Ø  Para digitar um texto a autoforma, clique duas vezes em cima da autoforma.

Ø  Para formatar a autoforma, em cima da autoforma com o botão direito do mouse, clique em área use todas as formatações disponíveis.

Ø  1º Área: escolha a cor da autoforma, use a barra de rolagem para escolher mais cores;

Ø  2º Sombra: clique em “utilizar sombra” em posições escolha onde quer colocar a sombra, em “distância” escolha o tamanho da sombra, em “cor” escolha a cor da sombra;

Ø  3º Transparência: clique em transparência ou em gradiente;

Ø  4º Gradiente: Em “De” escolha a cor superior da sua autoforma, em “Para” escolha a cor de baixo, e clique em OK para finalizar.

Ø  Para inserir uma imagem no Jornal Impresso, abra o Navegador Web, na barra de endereço digite www.google.com , clique em Imagem na barra de pesquisa do Google digite o tema referido aperte Enter, ou em pesquisar.

Ø  Para copiar a imagem: clique na imagem com o botão direito do mouse, clique em copiar, vá ao editor de texto e clique com o botão direito do mouse, clique em colar.

Ø  Para expandir a imagem clique em cima da imagem com o botão esquerdo do mouse, aparecerão uns pontos nas bordas da imagem, coloque o cursor no canto e aparecerá uma seta indicando para a esquerda a para a direita, clique e arraste.

Ø  Para inserir um conteúdo da internet: abra o Navegador Web, na barra de endereço digite www.google.com , clique em Pesquisar na barra de pesquisa do Google digite o tema referido aperte Enter, ou em pesquisar, clique no inicio do texto com o botão esquerdo do mouse segure e arraste, clique em cima do texto com o botão direito do mouse, em copiar, ir no editor de texto do jornal impresso, clique com o botão direito do mouse, onde você irá inserir o texto e clique em colar.



OBS: Para você usar a coluna na direita, aperte Enter até o curso ir para o final da coluna da direita;



Para inserir um hyperlink de uma Palavra: Abra o Navegador Web, na barra de endereço digite www.google.com , clique em Pesquisar na barra de pesquisa do Google digite o tema referido aperte Enter, ou em pesquisar. Clique no link do site, após o site abrir. Na barra de endereço do site pesquisado, selecione o endereço da página, com o botão direito selecione copiar.

Ir no editor de texto “Jornal online” Digite uma palavra chave na primeira coluna, selecione a palavra que deseja fazer o link.

Escolha a opção “Internet”, Ir em Inserir/hyperlink, abrirá uma janela. Ir em “Destino”, e cole o endereço do link que você copiou no site. Clique em “Aplicar” e “Fechar”.

Para usar o hyperlink, segure o Ctrl + clique em cima do link, a página do link será aberta.



Para inserir um hyperlink de uma Imagem da internet: Abra o Navegador Web, na barra de endereço digite www.google.com , clique em Pesquisar na barra de pesquisa do Google digite o tema referido aperte Enter, ou em pesquisar, escolha a opção Imagem. Na barra de endereço da Imagem pesquisada, selecione o endereço da Imagem, com o botão direito selecione copiar.

Ir no editor de texto “Jornal online” inserir uma imagem, selecione a imagem que deseja fazer o link.

Escolha a opção “Internet”, Ir em Inserir/hyperlink, abrirá uma janela. Ir em “Destino”, e cole o endereço do link que você copiou no site. Clique em “Aplicar” e “Fechar”.

Para usar o hyperlink, segure o Ctrl + clique em cima do link a página do link será aberta.


OBSERVAÇÃO: Esse é apenas um teste para a execução do Jornal Impresso, nesse sentido, o jornal Online será feito no blog ou site, tendo em vista que ele será publicado e visto por todos.

Apostila Jornal Impresso

Essa apostila ensinará a criar o Jornal Impresso.



Ø  Primeiramente vamos abrir o Editor de texto, Ir em Menu Iniciar/Ferramenta de Produtividade/Editor de Texto Writer ou processador de Texto Writer.

Ø  Quando ele abrir salve-o logo.

Ø  Menu Arquivo/Salvar como, abrirá uma janela de salvamento, na parte superior;

Ø  /Home/aluno/documento, se sua pasta estiver no Desktop salve seu documento lá, se for salvar seu documento na pasta documentos deixe como está.

Ø  Dica para salvar seu documento no Desktop: Menu Arquivo/Salvar como, abrirá uma janela de salvamento, na parte superior;

Ø  /Home/aluno/documento, na mesma linha onde esta escrita no final existe três ícones, no primeiro da esquerda pra direita, clique uma vez e ficara assim:

Ø  /home/aluno, clique duas vezes em desktop, procure sua pasta e clique duas vezes.

Ø  Em nome do arquivo digite o tema;

Ø  Em tipo do arquivo escolha a opção Microsoft Word 97/2000/XP (doc.).

Ø  E Clique em Salvar. Pronto seu documento já esta salvo na sua pasta.

Ø  Após salvar seu documento, insira um Cabeçalho, clique no Menu inserir com o botão esquerdo do mouse, clique em Cabeçalho/Padrão.

Ø  Digite o tema desejado, aperte duas vezes a tecla Enter, e digite a data do dia.

Ø  Clique abaixo, onde você digitará o texto, clique no Menu Formatar/Página, escolha a opção Colunas, em colunas clique no último quadrado, na opção Espaçamento ao lado coloque 0,20cm, e clique em OK.

Ø  Para inserir uma auto forma ao seu editor de texto, ir em Exibir/Barra de Ferramentas/Desenho.

Ø  Ao lado da autoforma clique na seta, escolha uma opção, o cursor ficará em forma de cruz, clique com o botão esquerdo do Mouse, segure e araste até fica no tamanho desejado.

Ø  Para digitar um texto a autoforma, clique duas vezes em cima da autoforma.

Ø  Para formatar a autoforma, em cima da autoforma com o botão direito do mouse, clique em área use todas as formatações disponíveis.

Ø  1º Área: escolha a cor da autoforma, use a barra de rolagem para escolher mais cores;

Ø  2º Sombra: clique em “utilizar sombra” em posições escolha onde quer colocar a sombra, em “distância” escolha o tamanho da sombra, em “cor” escolha a cor da sombra;

Ø  3º Transparência: clique em transparência ou em gradiente;

Ø  4º Gradiente: Em “De” escolha a cor superior da sua autoforma, em “Para” escolha a cor de baixo, e clique em OK para finalizar.

Ø  Para inserir uma imagem no Jornal Impresso, abra o Navegador Web, na barra de endereço digite www.google.com , clique em Imagem na barra de pesquisa do Google digite o tema referido aperte Enter, ou em pesquisar.

Ø  Para copiar a imagem: clique na imagem com o botão direito do mouse, clique em copiar, vá ao editor de texto e clique com o botão direito do mouse, clique em colar.

Ø  Para expandir a imagem clique em cima da imagem com o botão esquerdo do mouse, aparecerão uns pontos nas bordas da imagem, coloque o cursor no canto e aparecerá uma seta indicando para a esquerda a para a direita, clique e arraste.

Ø  Para inserir um conteúdo da internet: abra o Navegador Web, na barra de endereço digite www.google.com , clique em Pesquisar na barra de pesquisa do Google digite o tema referido aperte Enter, ou em pesquisar, clique no inicio do texto com o botão esquerdo do mouse segure e arraste, clique em cima do texto com o botão direito do mouse, em copiar, ir no editor de texto do jornal impresso, clique com o botão direito do mouse, onde você irá inserir o texto e clique em colar.



OBS: Para você usar a coluna na direita, aperte Enter até o curso ir para o final da coluna da direita;



Para inserir um link: Digite uma palavra chave, selecione a palavra que deseja fazer o link;

Ir em Inserir/hyperlink, abrirá uma janela